TESTES DAS CAIXAS LITOBAND E ROCE (México).
LTMM - LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO - SENAI - SC SETOR FÍSICO MECÂNICO RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 003/01/11
Data Realização: 13 a 17/01/2011.

1 - ENSAIO REALIZADO:
Durabilidade e Resistência à carga estática

2 - CARACTERÍSTICAS E IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA:


03 caixas de papelão dobráveis, com alças nas extremidades, com medidas aproximadas de 450 mm de comprimento x 310 mm de largura x 185 mm de altura, identificadas pelo laboratório como amostras “A’’ - Litoband.

03 caixas de papelão dobráveis com alças nas extremidades, com medidas aproximadas de 400 mm de comprimento x 260 mm de largura x 170 mm de altura, identificadas pelo laboratório como amostras “B’’ - Litoband.

01 caixa de papelão dobrável com alças nas extremidades, com medidas aproximadas de 395 mm de comprimento x 255 mm de largura x 170 mm de altura, identificadas pelo laboratório como amostras “C’’ – ROCE México.

 
3 - MÉTODO DE ENSAIO:
Ensaio realizado segundo método interno desenvolvido pelo laboratório.


4 - CONDIÇÕES ENSAIADAS:
O ensaio foi realizado de acordo com os seguintes testes:
 
Amostra A:

a) Durabilidade – Teste para verificação da durabilidade das caixas de papelão, simulando situação real de uso do produto, no qual a amostra “A“ foi submetida a uma sequência de 100 ciclos (sobe/desce), carregada com cargas de 5, 10, 15, 20 e 25kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 1 em 1kg até à ruptura, sendo 100 ciclos com cada aplicação de carga.

RESULTADO: A AMOSTRA SUPORTOU TODAS AS CARGAS INCIAIS, PORÉM ROMPEU NO PRIMEIRO CICLO EM UMA DAS ALÇAS QUANDO SUBMETIDA A UMA CARGA DE 29kg; SENDO ASSIM, A AMOSTRA RESISTIU À CARGA MÁXIMA DE 28kg.

 
b) Carga Estática – Teste realizado utilizando a amosta “A”, no qual a mesma foi carregada com uma carga de 10kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 2 em 2kg até à ruptura, e suspensa no ar, com cada carga, durante o intervalo de tempo de 5 minutos.

RESULTADO: A AMOSTRA SUPORTOU TODAS AS CARGAS INICIAIS, PORÉM ROMPEU EM UMA DAS ALÇAS QUANDO SUBMETIDA A UMA CARGA DE 34kg; SENDO ASSIM, A AMOSTRA RESISTIU À CARGA MÁXIMA DE 32kg.

Amostra B:

a) Durabilidade – Teste para verificação da durabilidade das caixas de papelão, simulando situação real de uso do produto, no qual a amostra “B“ foi submetida a uma sequência de 100 ciclos (sobe/desce), carregada com cargas de 5, 10, 15, 20 e 25kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 1 em 1kg até à ruptura, sendo 100 ciclos com cada aplicação de carga.

RESULTADO: A AMOSTRA SUPORTOU TODAS AS CARGAS INCIAIS, PORÉM ROMPEU EM SUA BASE QUANDO SUBMETIDA A UMA CARGA DE 42kg; SENDO ASSIM, A AMOSTRA RESISTIU À CARGA MÁXIMA DE 41kg.

b) Carga Estática – Teste realizado utilizando a amosta “B”, no qual a mesma foi carregada com uma carga de 10kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 2 em 2kg até à ruptura, e suspensa no ar, com cada carga, durante o intervalo de tempo de 5 minutos.

RESULTADO: A AMOSTRA SUPORTOU TODAS AS CARGAS INICIAIS, PORÉM ROMPEU EM UMA DAS ALÇAS QUANDO SUBMETIDA A UMA CARGA DE 34kg; SENDO ASSIM, A AMOSTRA RESISTIU À CARGA MÁXIMA DE 32kg.

Amostra C:

a) Durabilidade – Teste para verificação da durabilidade das caixas de papelão, simulando situação real de uso do produto, no qual a amostra “C“ foi submetida a uma sequência de 100 ciclos (sobe/desce), carregada com cargas de 5, 10, 15, 20 e 25kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 1 em 1kg até à ruptura, sendo 100 ciclos com cada aplicação de carga.

RESULTADO: A AMOSTRA SUPORTOU TODAS AS CARGAS INCIAIS, PORÉM ROMPEU EM SUA BASE QUANDO SUBMETIDA A UMA CARGA DE 43kg; SENDO ASSIM, A AMOSTRA RESISTIU À CARGA MÁXIMA DE 42kg.

SÃO BENTO DO SUL, 17 de janeiro de 2011.

Sandra Fürst
Signatário Autorizado - Laboratório LTMM - SENAI


 

A) Durabilidade – Teste para verificação
da durabilidade das caixas de papelão, simulando situação real de uso do
produto, no qual a amostra “A“ foi submetida a uma sequência de 100 ciclos (sobe/desce), carregada com cargas de
5, 10, 15, 20 e 25kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 1
em 1kg até à ruptura, sendo 100 ciclos com cada aplicação de carga.


B) Carga Estática – Teste realizado utilizando a amosta “A”, no qual a mesma foi carregada com uma carga de 10kg e, após isto, carregada com cargas
gradativas de 2 em 2kg até à ruptura, e suspensa no ar, com cada carga, durante o intervalo de tempo de 5 minutos.
RESULTADO (A): A amostra suportou todas as cargas iniciais, porém rompeu no primeiro ciclo em uma das alças quando submetida a uma carga de 29kg; sendo assim, a amostra resistiu à carga máxima de 28kg.

RESULTADO (B): A amostra suportou todas as cargas iniciais porém rompeu em uma das alças quando submetida a uma carga de 34 kg, sendo que resistiu à carga máxima de 32 kg.
C) Durabilidade – Teste para verificação
da durabilidade das caixas de papelão, simulando situação real de uso do
produto, no qual a amostra “B“ foi submetida a uma sequência de 100 ciclos (sobe/desce), carregada com cargas de
5, 10, 15, 20 e 25kg e, após isto, carregada com cargas gradativas de 1 em 1kg até à ruptura, sendo 100 ciclos com cada aplicação de carga.

D) Carga Estática – Teste realizado utilizando a amosta “B”, no qual a mesma foi carregada com uma carga de 10kg e, após isto, carregada com cargas
gradativas de 2 em 2kg até à ruptura, e suspensa no ar, com cada carga, durante o intervalo de tempo de 5 minutos.

RESULTADO (C): A amostra suportou todas as cargas iniciais, porém rompeu no primeiro ciclo em uma das alças quando submetida a uma carga de 42kg; sendo assim, a amostra resistiu à carga máxima de 41kg.

RESULTADO (D): A amostra suportou todas as cargas iniciais porém rompeu quando submetida a uma carga de 43 kg, sendo que a amostra resistiu à carga máxima de 42 kg.

 


www.comprainer.com.br - Todos os direitos reservados - Design: Central de Criação